Demonstrações Contábeis de 2018 da Viva são aprovadas

O Conselho Deliberativo da Fundação Viva de Previdência aprovou as Demonstrações Contábeis do exercício de 2018, na 7º Reunião Ordinária, realizada no último dia 26 de março. Com a aprovação, a Fundação cumpre a exigência da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), que estabeleceu o prazo único de 31 de março para envio anual de balanços das entidades fechadas de previdência complementar (EFPC), conforme Instrução Previc nº 9, de 20 de junho de 2017.

Os conselheiros da Viva analisaram o Balanço Patrimonial Consolidado, as Demonstrações da Mutação do Patrimônio Social (DMPS), do Plano de Gestão Administrativa (DPGA) e as Individuais por Plano de Benefícios, do Ativo Líquido do Plano (DAL), da Mutação do Ativo Líquido (DMAL) e das Provisões Técnicas (DPT). Os documentos examinados foram aprovados por unanimidade.

Para aprimorar os conhecimentos da casa em relação ao fechamento de balanço, a Viva ofereceu um curso in company de Demonstrações Contábeis à Diretoria, aos Conselhos Deliberativo e Fiscal e a profissionais de gerências envolvidas com o assunto. Ministrado por Julio Pasqualeto, diretor da PRP Soluções Contábeis, o treinamento abordou: aspectos administrativos envolvendo o PGA, fontes de custeio das despesas administrativas, regras de consistência contábil utilizadas pelo órgão fiscalizador, análise das demonstrações contábeis, aspectos orçamentários aplicáveis às entidades fechadas de previdência complementar e análise dos demonstrativos contábeis e parecer do Conselho Fiscal.

Pasqualeto elogiou a Viva por ter aberto essa oportunidade para várias esferas da Fundação. “Na entidade, cada um atua na sua parte técnica, mas quando todos entendem como funciona o processo, faz diferença. Por isso, esse treinamento in company é importante para alinhar conhecimento. Eu estou vendo outros funcionários participando, o pessoal trocou muitas experiências, as dúvidas foram bem pertinentes. Isso é muito positivo! Com o in company, a gente consegue focar nos números da entidade, os exemplos não ficam genéricos, tornam-se mais específicos, voltados para a realidade da Viva”, avalia o especialista.

O diretor da PRP Soluções Contábeis explicou que a importância do curso Demonstrações Contábeis é a atualização dentro do mercado de previdência fechada que a entidade está inserida. Ele busca aplicar o conteúdo de forma didática, para facilitar o entendimento de todos que participam da capacitação. “Os gestores aprofundaram os conhecimentos relacionados ao último ano de legislação nova, quais os impactos disso na Viva e complementando, no fechamento do ano, uma demonstração dos números do balanço que está voltado à contabilidade explicativa. Então, é tudo com uma linguagem bem acessível, para que eles consigam entender como estão inseridos os processos internos que resultam esses números que estão demonstrados no balanço, os quais eles precisam aprovar”, esclarece.

Compartilhe este artigo:

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

X