11/09/2020 Comunicação, Notícias

Fundação Viva de Previdência completa 47 anos e cresce no mercado previdenciário com inovações

A Fundação Viva de Previdência completa 47 anos nesta quinta-feira (10) e comemorará em um evento fechado a colaboradores, patrocinadora e instituidores. Na ocasião, além de relembrar os momentos épicos da história da entidade, será lançado um novo espaço da página do plano Viva Pecúlio, o +Pecúlio, onde os participantes e assistidos encontrarão informações detalhadas sobre benefícios, cadastro, solicitações e outros temas de interesse sobre o plano. “Esse ano é simbólico para nós, por tudo o que vivemos e construímos. Soubemos crescer, mesmo em um mercado desafiador e aberto a raras oportunidades”, avalia Silas Devai Jr., diretor-presidente da Viva.

Além dos 47 anos de atividades e do enfrentamento a um momento muito particular da economia, 2020 terá outros marcos para a Viva Previdência. É um ano de consolidação de uma estratégia de expansão de seus negócios, baseada em quatro pilares: transferência de gerenciamento, novos produtos, parcerias estratégicas e gestão do patrimônio. No primeiro caso, a Fundação está conduzindo a transferência do plano AnaparPrev, que reúne reservas da ordem de meio bilhão de reais e que passará a compor o seu portfólio, após a conclusão do processo de transferência de gerenciamento.

A Viva Previdência também lançou novos produtos. O destaque está para o Viva Futuro, plano família, que em um ano já conta com cerca de mil participantes. O formato flexível e moderno, certifica o principal objetivo do produto de atender principalmente aos familiares dos demais participantes da Fundação. O Viva Futuro estimula o planejamento de longo prazo das pessoas e mostra a importância da previdência complementar como um projeto de vida. Logo após o seu lançamento veio o Prev.4U, programa de cashback, que transforma percentuais de compras online em contribuição extraordinária aos planos da Viva vinculados à plataforma. Esse desempenho confirma o forte impulso das vendas online ocasionado pelo período de isolamento social. “Fomos os primeiros a lançar esse produto no mercado de previdência. Os resultados demonstram que estávamos certos”, avalia Devai Jr.

Também de forma inovadora, a Viva Previdência fechou parceria com o Banco Original. O objetivo foi oferecer vantagens e benefício aos assistidos, que passaram a receber os benefícios mensais por meio do banco, de forma segura e com uma operação totalmente digital. “Se somarmos os ganhos individuais dos nossos clientes, chegamos a uma economia total de quase R$ 24 milhões por ano em despesas bancárias”, revelou o diretor-presidente da Viva.

Mesmo diante de momentos turbulentos dos mercados financeiros, a rentabilidade de seus planos manteve-se alta. Tanto o Viva Pecúlio, o maior, com cerca de 49 mil participantes, quanto o Viva Empresarial acumulam, no período de agosto de 2019 a julho 2020, ganhos de 5,20% e 4,56%, respectivamente.

No mesmo período, o Viva Futuro, o plano mais recente da Fundação lançado em junho de 2019, acumulou rentabilidade da carteira de 5,27%, acima da meta referencial de 4,22% (110% do CDI). No primeiro semestre deste ano, a carteira rendeu 2,18%, enquanto o resultado da poupança foi 1,37% e do CDI 1,75%. “Mesmo tendo somente um ano, o desempenho desse plano já atrai participantes do plano Viva Pecúlio, que têm optado por reinvestir parte de seus rendimentos extraordinários”, antecipa Silas Devai Jr, diretor-presidente da Viva.

Viva Previdência – A Fundação Viva de Previdência é uma entidade de previdência complementar fechada multipatrocinada e multi-instituída, sem fins lucrativos e com autonomia patrimonial, administrativa e financeira. Atualmente, administra três planos: o Viva Pecúlio (desde 1974, o Viva Empresarial, novo nome dado ao Geaprev, em operação desde 2005 e o plano família Viva Futuro, criado em 2019. Está presente em todo o país, com destaque para o Sudeste, onde se concentra quase metade dos 50 mil participantes.