Planejamento Estratégico: Viva reúne colaboradores para pensar o futuro da entidade

O Diretor Executivo da Viva, Sergio Gouveia, falou aos colaboradores sobre a importância de planejar o futuro da entidade. (Foto: Comunicação Viva)

 

Todas as mentes juntas pela Fundação. Esse foi o mote da reunião de Planejamento Estratégico 2017 realizada nos dias 23 e 24 de agosto, que reuniu, além da Diretoria Executiva, todos os colaboradores da entidade. A Viva propôs com os encontros um novo jeito de planejar as ações que podem definir os seus rumos, onde os que trabalham nela estarão diretamente envolvidos.

No primeiro dia, os Diretores apresentaram objetivos específicos dentro de quatro perspectivas definidas: Econômica, Cliente, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento. Esses objetivos têm prazos limites distintos para serem implementados, que vão até no máximo 2019. Todos os pontos foram detalhadamente explicados aos funcionários, que participaram com questionamentos e observações.

No dia seguinte, os profissionais escolheram os objetivos onde pretendem atuar dentro do que foi proposto, sendo no mínimo três, e não necessariamente em temas ligados aos que já trabalham diariamente. O colaborador da área de Benefícios poderia, por exemplo, trabalhar com Comunicação, assim como o de Tecnologia da Informação poderia atuar no Relacionamento com o Participante e assim por diante. Desta forma, se formaram grupos de trabalho mesclando pessoas de diversas áreas, onde uma coordenará cada grupo.


Visão do todo

Esse formato de Planejamento Estratégico, onde todos têm liberdade para escolher em que áreas querem atuar dentro do que foi disponibilizado, tem como objetivo que o colaborador conheça a empresa de forma mais ampla, com uma visão sobre outras áreas além daquela onde trabalha.

O Diretor Executivo, Sergio Gouveia, falou sobre este formato de planejar o futuro. “Às vezes uma pessoa que está em determinado setor pode ter um olhar sobre outra área e fazer uma observação que melhore processos de trabalho, relacionamentos ou a rotina. É isso o que pretendemos com essa forma inovadora de planejar o futuro. Esperamos colher ótimos frutos, pois temos um corpo profissional de excelência”, afirma.

A próxima etapa é a definição das ações pelos grupos de trabalho, observando indicadores, definindo metodologia de atuação e atento aos prazos limites para a conclusão dos objetivos.

Endomarketing

Alinhado ao que foi discutido na reunião, a Viva lançou no dia 28 de agosto a campanha de comunicação interna “Banco de Ideias”. A proposta é que os colaboradores participem apresentando ideias que ajudem no crescimento da Fundação e que resultem na melhor entrega possível para os participantes, nossa razão de ser.

Para tanto, foi afixado em local de grande circulação na empresa um painel todo estilizado onde os funcionários podem escrever suas ideias em papel post-it e colar. Além disso, toda a entidade passou por ornamentação em alusão à campanha, distribuiu kits com material de apoio e cartões. Os colaboradores têm contribuído com boas sugestões, cuja viabilidade já está sendo  avaliada para aplicação imediata ou futura.

 

Colaboradores de todas as áreas estiveram envolvidos nas atividades que irão definir os rumos da Viva para os próximos anos (Foto: Comunicação Viva)

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