Semana Nacional de Educação Financeira tem início. Fundação Viva apoia o evento.

Disseminar a educação financeira e previdenciária no País. Esse é o principal objetivo da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana Enef), evento anual organizado pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef) desde 2014 e que está na quinta edição. A abertura ocorreu na manhã de segunda-feira, 14 de maio, no Banco Central do Brasil (Bacen), em Brasília (DF).

Dentre os presentes na mesa de abertura estava Ilan Goldfajn, presidente do Bacen. Ele lembrou que em dezembro de 2017 o Ministério da Educação homologou um texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino fundamental, acreditando na importância do ensino às crianças desde cedo sobre a relevância de manter uma relação saudável com o dinheiro. “Além da atuação do Banco Central, gostaria de ressaltar o esforço empreendido pelas diversas entidades aqui presentes para que o tema educação financeira fizesse parte da BNCC. São diversas as possibilidades de integração de educação financeira e econômica às áreas de conhecimento constantes da Base Curricular. Os esforços rederam frutos”, ressalta.

Outro presente à mesa foi Fábio Coelho, Diretor Superintendente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) e presidente do Conef. Ele explicou o tema educação financeira e informou que hoje cerca de sessenta países no mundo trabalham com estratégias educacionais, dentre estes o Brasil. “Quando falamos de educação financeira, trata-se de um conjunto de fatores que permitem ao cidadão gerenciar seus recursos de forma organizada no presente, já pensando no futuro, na fase não laboral. O Brasil está no caminho certo e a 5ª Semana Enef se consolida no calendário nacional como ponto de convergência sobre o tema em prol da sociedade brasileira”.

Compuseram a mesa, ainda, Joaquim Medanha, Superintendente da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e Marcelo Barbosa, Presidente da Comissão de Valores Mobiliários. A Fundação Viva de Previdência apoia a 5ª Semana Enef, que segue com vasta programação por diversos Municípios do País até o dia 20 de maio. Clique aqui para ver o hotsite do evento e conferir a agenda completa.  

 

A Viva fomenta a educação financeira

A Fundação Viva de Previdência é uma grande incentivadora da educação financeira e previdenciária no Brasil. Dentre as ações que dão destaque aos temas, a entidade colocou no ar em 2017 o hotsite Viva Educa. No portal é possível acessar vasto material informativo que ajuda na organização das finanças pessoais, como simuladores para metas financeiras ou para financiamento imobiliário ou de automóveis.

Há também testes rápidos que indicam se a pessoa está no caminho correto para determinados objetivos, como a aposentadoria, independência financeira, aplicações monetárias e outros. O “Anjo de Bolso” é uma planilha onde é possível lançar os gastos mensais e a forma de pagamento, e assim manter o controle do que se gasta em determinado período. No Viva Educa também há reportagens sobre qualidade de vida, temas afins e muito mais. O portal é exclusivo aos participantes da Fundação, podendo ser acessado por 30 dias por não participantes.

Nas redes sociais a Viva também se mostra atuante com publicações periódicas, como o glossário Para Saber Mais, onde diversos termos relacionados ao mundo das finanças são explicados de forma clara e objetiva, facilitando o entendimento daquele que porventura não saiba o significado de determinado conceito.

Outro instrumento utilizado para a disseminação da cultura financeira e previdenciária é a revista Viva em Foco. De publicação trimestral no site da entidade, na revista são publicadas reportagens diversas sobre a Fundação, a forma adequada de se lidar com dinheiro e planejamento previdenciário. Clique aqui para ler a segunda edição da revista Viva em Foco.    

 

Compartilhe este artigo:

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

X