30/04/2020 Notícias

Viva Previdência publica RAI 2019, com destaque à expansão e a rentabilidade de seus planos

Os participantes, assistidos, patrocinadores e instituidores da Viva Previdência já podem conferir o RAI (Relatório Anual de Informações) 2019. Esta edição foi dividida em dez temas, tendo como destaques as renovações realizadas na Fundação, com nova visão estratégica, que engloba desde a estrutura organizacional até as ações executadas pela entidade. O ano foi marcado por momentos históricos para a fundação, com o lançamento do Viva Futuro, com o fato de ter sido primeira Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC) a patrocinar o Congresso Abrapp, com início do processo de transferência de gerenciamento do plano AnaparPrev, com os convênios de adesão aprovados no período, além das rentabilidades dos planos administrados pela Viva.

O Planejamento Estratégico iniciou uma agenda para os próximos cinco anos (2019 – 2024). Está focado em iniciativas voltadas para o crescimento da Fundação, trabalhando o mercado interno e externo, além de estreitar parcerias. O novo mapa estratégico da Fundação envolve o direcionamento da entidade ao aumento de sua base de integrantes, para somar aos que já fazem parte da entidade e buscam independência financeira, segurança e qualidade de vida no futuro.

Com o slogan “Mais tranquilidade para você e para quem você ama”, o Viva Futuro chegou em 12 de junho de 2019, com o objetivo de alcançar os familiares dos participantes – mais de 50 mil. Nesse processo, o maior empenho da Fundação tem sido mostrar aos atuais participantes e a seus familiares a importância do planejamento, como forma de ter um futuro com qualidade de vida e independência financeira. O Viva Futuro, plano família lançado em junho de 2019, iniciou sua operação com a adesão de dois instituidores, no caso, a Associação Nacional dos Participantes dos Planos de Previdência da Fundação Viva (Anviva), Associação Nacional dos Empregados da Geap (Anesg) e a Associação Nacional dos Procuradores e Advogados Públicos Federais (Anpprev).

Criada em 2019, a nova Gerência de Negócios chegou para consolidar a Viva no mercado de entidades fechadas multipatrocinadas e multinstituídas, com foco em crescimento e prospecção de novos clientes, patrocinadores, instituidores e participantes, além de identificar oportunidades de mercado e canais de distribuição dos planos. Nessa perspectiva, a gerência conduziu o processo que levou a Fundação a conquistar o plano AnaparPrev, que reúne reservas da ordem de meio bilhão de reais e que passará a compor o portfólio de planos da Viva Previdência, após a conclusão do processo de transferência de gerenciamento.

Em 2019, a Fundação teve também seis novos convênios de adesão aprovados pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). O plano Viva de Previdência e Pecúlio, um dos maiores planos instituídos do setor de previdência complementar fechada, recebeu as entidades representativas Sintsprev/MG, Sindprevs/RN e Sinprece, como novos instituidores do plano.

Já as estratégias de investimentos adotadas pela Viva Previdência em 2019 resultaram em performance diferenciada, possibilitando valorizações significativas nas cotas dos participantes: Viva Pecúlio 14,51% e Geaprev 19,34 %.

O 0800 da Viva foi avaliado com excelência em 2019. De janeiro a dezembro, 36.830 pessoas responderam à pesquisa de satisfação no final do atendimento, uma média de 3.000 por mês, registrando 86,12% excelente, 12,98% bom e apenas 0,90% ruim.

Para saber mais, confira o RAI 2019, disponível no site da Viva previdência – Clique aqui

Sobre a Fundação Viva Previdência

A Fundação Viva de Previdência é uma entidade de previdência complementar fechada multipatrocinada e multi-instituída, sem fins lucrativos e com autonomia patrimonial, administrativa e financeira. Atualmente, administra três planos: o Plano Viva de Previdência e Pecúlio (desde 1974) – Viva Pecúlio, o Viva Empresarial – novo nome dado ao Geaprev, em operação desde 2005, e o plano família Viva Futuro, criado em 2019. Está presente em todo o país, com destaque para o Sudeste, onde se concentra quase metade dos 50 mil participantes.