22/03/2022 Sem categoria

Viva Previdência vence concorrência para administrar plano de servidores públicos de Presidente Prudente (SP)

A Viva Previdência venceu a concorrência para administrar o plano de previdência dos servidores públicos do município de Presidente Prudente (SP). São cerca de 3.924 mil servidores da administração direta, dos poderes executivo e legislativo do município, sendo que, 221 com salário superior ao teto de benefícios do teto do INSS, portanto elegíveis ao novo plano. A concorrência está inserida no contexto da reforma da Previdência, aprovada em 2019, que prevê que Estados e Municípios, que tenham Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) em funcionamento, instituam regime de previdência complementar (RPC).

Essa é a segunda cidade que terá seu plano administrado pela Viva. A primeira foi Manaus (AM), com cerca de 30 mil servidores da administração direta, dos poderes executivo, que poderão aderir ao Viva Federativo, plano criado pela Viva para reunir os entes federativos. “Estamos participando de inúmeros processos para administrar planos de previdência, inclusive concorrendo com gigantes do setor. E esta foi mais uma vitória muito importante em nossa estratégia de crescimento para os próximos anos”, conta o diretor-presidente da Viva Previdência, Silas Devai Jr.

Recentemente, a Viva recebeu da Previc o aval para administrar o plano do Instituto Brasileiro de Atuária (IBAPrev), que reúne parte da categoria de atuários no Brasil e que estava sob gestão da Petros. No ano passado, a fundação concluiu a transferência de gerenciamento do Plano ANAPARPrev, também anteriormente gerenciado pela Petros, e assumiu um patrimônio adicional de aproximadamente R$ 550 milhões, distribuídos entre 3 mil participantes, sendo 79% contribuintes ativos e 21% assistidos em recebimento de benefício.

Diferenciais competitivos

De acordo com o diretor-presidente, alguns diferenciais da Viva foram decisivos para que a entidade conquistasse essa concorrência e a de Manaus. “A Viva tem registrado, nos últimos cinco anos, ótima rentabilidade dos fundos administrados. Além disso, temos ampla experiência na administração de planos e contamos com reconhecimentos do setor, como o selo de autorregulação em investimentos”, enfatiza.

Outro diferencial da fundação foi a recente conquista da ISO 56.002. A Viva é pioneira no segmento previdenciário a conquistar o selo, uma norma internacional de sistema de gestão da inovação. No Brasil, apenas seis empresas, de outras áreas de atuação, possuem a certificação. De acordo com a Palas, consultoria brasileira de inovação e gestão, pioneira dessa norma e a responsável pela implementação do projeto, estima-se que aproximadamente 200 empresas no mundo tenham sido certificadas com a ISO da inovação.

Outra conquista veio com o Selo de Engajamento Abrapp 2021, que faz parte de um programa de reconhecimento e incentivo do sistema Abrapp – Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, a empresas que, conforme um ranking, demonstram alto grau de envolvimento com seus colaboradores.

A Fundação Viva

A Viva é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC), sem fins lucrativos, comprometida com o futuro de mais de 53 mil participantes, por todo o Brasil, que administra um patrimônio de mais de R$ 3 bilhões. Multipatrocinada e multi-instituída, reúne uma carteira de planos associativos, empresariais e família. Com baixo custo de administração, a Viva oferece soluções previdenciárias completas e flexíveis, conforme a necessidade do cliente.

Atuando desde 1974 na gestão de planos de previdência complementar, a Viva acumula larga experiência, comprovada pelos excelentes resultados apresentados por toda a sua história. A gestão das políticas de investimentos da Viva Previdência foi reconhecida em 2020, com o Selo de Autorregulação em Governança de Investimentos.