Seguro de Vida

Prev.4U Cashback

Comparativo Pecúlio X Seguro

Linha Do Tempo

Comunicados

Fique por dentro

Investimentos

De agosto de 2021

5%

Exterior

10%

Investimentos Estruturados

Investimentos Estruturados

São modalidades de aplicações que não têm garantia de rendimentos e não são determinadas na data do investimento.

Compreende-se a fundos de investimentos em participação de empresas e também no setor imobiliário.

14%

Renda Variável

Renda variável

Tipo de aplicação através da qual a rentabilidade não pode ser determinada na data da realização do investimento. Os rendimento estão sujeitos a variações, de acordo com o mercado.

Compreende-se a ações de empresas listadas em bolsa de valores.

71%

Renda Fixa

Renda fixa

Tipo de aplicação através da qual a rentabilidade pode ser determinada previamente ou que acompanha taxas conhecidas no mercado financeiro.

Compreende-se a operações com papéis do governo (títulos públicos - NTN, LFT, LTN) e papéis de empresas e bancos.

Total dos Investimentos

R$ 2.310.042.931

Rentabilidade

-0,68%

Meta atuarial

1,08%

Participantes

De maio de 2021

1.723

Norte

13.401

Nordeste

2.771

Centro-Oeste

22.059

Sudeste

6.704

Sul

Total de participantes

46.658 28.291 ativos 18.367 assistidos

Distribuição por sexo

31.646 mulheres 15.012 homens

Instituidores

NTA Viva Pecúlio

Certificado de Participante

Cartilha Viva Pecúlio

Regulamento do Plano Viva Pecúlio

Mais Pecúlio

Mais Pecúlio

Baixar Cartilha abaixo

Baixar Regulamento abaixo

Cadastro

O que é? O cadastro é a base onde são registrados os dados e informações relacionadas ao participante, seus beneficiários e o plano, sendo imprescindível mantê-lo sempre atualizado.

Como posso ter acesso rápido às informações de meu cadastro?

Pela área do participante, na página da Viva - https://www.meufuturo.net.br/restrita/vivapeculio/. Caso seja o seu primeiro acesso, após incluir o seu CPF e acionar o botão acessar, clique em Primeiro Acesso e basta seguir as instruções. Mas atenção, antes é importante verificar junto a nossa central de atendimento se o seu endereço de e-mail está atualizado, porque a senha de acesso será enviada para o e-mail que consta registrado em seu cadastrado.

Com que frequência devo atualizar os meus dados cadastrais e os de meus beneficiários?

Sempre que acontecer alguma mudança nas informações que você registrou junto a Fundação Viva. Verifique se os seus dados cadastrais estão consistentes, na área do participante no site da Viva ou mediante solicitação pelo 0800 720 5600 ou pelo WhatsApp (61) 9 9844.3622.

Manter os dados atualizados assegura maior rapidez no atendimento das demandas do participante ou dos beneficiários.

Beneficiário

O que é? Beneficiário, para fins do plano Viva de Pecúlio, é a pessoa ou pessoas livremente designadas para receber o benefício de pecúlio, decorrente do óbito do participante. Não existe qualquer obrigatoriedade de que o beneficiário pertença ao núcleo familiar do participante.

Existe número limitado de beneficiários para indicação?

Não, mas deve ser observado que o valor do pecúlio será dividido entre todos os indicados e na proporção determinada pelo participante.

O Participante poderá optar por não indicar beneficiários?

Sim, mas no caso de óbito desse participante, por não existir beneficiários inscritos, o juiz determinará através de Alvará os herdeiros na forma da lei.

Uma vez designados os beneficiários, o participante poderá alterá-los?

Sim, a qualquer época o participante poderá alterar ou incluir novos beneficiários.

O que é necessário para inscrever, alterar ou incluir beneficiários?

A solicitação deve ser registrada por meio do Fale Conosco. Em seguida os atendentes da Viva irão enviar as orientações e formulário necessários para realizar qualquer dos procedimentos.

A inscrição ou alteração de beneficiários pode ser feita por procurador ou curador legalmente constituído?

Não, o regulamento e normas do plano não preveem essa possibilidade por se tratar de ato personalíssimo. A alteração de beneficiário gera mudança nos dados do contrato inicial, obrigando a emissão de um novo termo com as alterações solicitadas e ainda, a assinatura do participante e de empregado da Viva Previdência.

Quais benefícios o participante fundador e que não optou pela conversão poderá receber em vida?

Nas seguintes situações:

  • Por ocasião de sua aposentadoria, recebendo 20% do valor do pecúlio contratado.
  • Se portador de aids manifestada, recebendo o saldo existente do pecúlio contratado; ou
  • se reunir 80 anos idade e 20 anos de contribuição, recebendo um valor proporcional à reserva constituída.
  • Por ocasião do óbito de seu Co-Participante, se feita inscrição específica para este pecúlio.
  • Outra possibilidade é o BEVE, benefício de caráter eventual, concedido para o participante que não optou pela conversão e que tenha, no mínimo, 55 anos de idade e 60 contribuições.
Como procurador do beneficiário, posso requerer e receber os benefícios?

O procurador poderá apenas requerer o benefício e desde que apresente uma procuração que seja púbica e específica para essa finalidade. O pagamento será feito em conta corrente do próprio beneficiário e a medida tem por propósito resguardar o beneficiário e a Viva.

Multiplicador

O que é? O multiplicador é um fator para definição do valor do pecúlio. É usado também para calcular a contribuição mensal. Ele é definido no momento da inscrição do participante e é de livre escolha entre os existentes.

O que representa o Multiplicador no Plano de Pecúlio?

Ele é um fator que aplicado ao salário de participação define o valor do benefício e é de livre escolha do participante no momento da inscrição, varia entre 10 e 100, em múltiplos 10.

É facultada a alteração de Multiplicador após a Inscrição?

Sim, a alteração é possível para o Participante Fundador com idade inferior a 60 (sessenta) anos e carência de 24 (vinte e quatro) contribuições no último multiplicador. O limite estabelecido de idade estabelecido acima não se aplica ao Participante Fundador inscrito até 30/09/2013.

Na alteração de Multiplicador para maior, como fica a Taxa de contribuição do participante e do Co-Participante, caso tenha inscrição?

Será readequada também, caso na data da alteração tenham idade que os enquadre em faixa etária diferente da anterior.

Será aplicada nova taxa e carência para os casos de redução de multiplicador?

Não, na redução de multiplicador a taxa permanecerá a mesma e a vigência será imediata.

No requerimento de qualquer benefício foi verificado que a carência do novo multiplicador ainda não foi cumprida. Como será o procedimento para a concessão?

O benefício será calculado no multiplicador anterior, tendo como base os dados da data do fato gerador.

Posso alterar o multiplicador nesse período de suspensão de contribuições? Como ficará minha contribuição?

Sim. A diferença entre o valor em suspensão e o novo valor decorrente do ajuste pelo aumento de multiplicador será cobrada mensalmente.

Contribuições

O que é? A contribuição é a obrigação mensal, necessária para constituição da reserva que suporta o pagamento dos benefícios do plano.

AVISO: As contribuições mensais para o Plano Viva de Pecúlio estão temporariamente suspensas, sendo aportadas com os recursos provenientes de superávit do plano.

Quais fatores são considerados para cálculo da contribuição?

O salário de participação, o multiplicador e a taxa.

O que vem a ser salário de participação?

Salário de participação é a referência salarial, o vencimento básico ou parcela deles sobre a qual incide o cálculo da contribuição e do benefício.

Por que se fala de parcela do vencimento para cálculo da contribuição e do benefício?

Porque existem dois fatores limitantes no plano de pecúlio que determinam o salário de contribuição, um é o valor máximo de pecúlio que não pode exceder a 40 vezes o teto de benefício da previdência social e o outro o valor máximo de salário de participação que corresponde a uma vez esse teto de benefício da previdência. Observe que sempre que a aplicação do multiplicador ao vencimento resultar em valor superior ao teto de pecúlio, o salário de participação será adequado de forma a não ultrapassar o teto de pecúlio.

Por que o valor do meu pecúlio não tem variação mensal, se contribuo há tanto tempo?

O valor do pecúlio altera sempre que é alterado o vencimento básico do servidor. Porque é sobre esse valor ou, sobre parte dele que é calculado o pecúlio e a contribuição mensal. Para os participantes que têm direito ao pecúlio máximo permitido por lei, o valor é alterado sempre que ocorre a alteração do teto de benefício da Previdência Social.

Por que a taxa pode ser alterada na mudança de multiplicador para maior?

Porque ao alterar o multiplicador para maior, o valor do benefício de pecúlio também será alterado para maior. Assim, a aplicação de nova taxa leva em consideração a provável expectativa de vida do participante e seu tempo contributivo, de forma que nesse tempo as suas contribuições garantam a formação da reserva financeira necessária para pagamento do novo valor de pecúlio.

Benefícios do plano

Quais são os benefícios no plano de pecúlio facultativo?

São eles:

AFA – Adiantamento financeiro por aposentadoria (corresponde a 20% do valor do pecúlio contratado. será pago ao participante por ocasião de sua aposentadoria). Tem por requisitos a carência de 60 contribuições e a concessão de aposentadoria.

PPM – Pecúlio por morte do participante (corresponde a 100% do pecúlio contratado, ou 80% caso o participante tenha recebido o AFA. será pago aos beneficiários designados por ocasião do falecimento do participante). Tem por requisitos a carência de 24 contribuições e o óbito do participante.

PPM-CO – Pecúlio por morte do Co-Participante (tem valor equivalente a 50% do pecúlio do participante. O participante é o beneficiário desse pecúlio e o receberá por ocasião do falecimento do seu cônjuge ou companheiro(a). Este pecúlio necessita inscrição específica. Tem por requisitos a carência de 12 contribuições e o óbito do cônjuge ou companheiro do participante.

PPA/AIDS – Pecúlio para participantes portadores de aids manifestada. (corresponde ao valor de 100% ou 80% do pecúlio por morte do participante que seria pago aos beneficiários), será pago diretamente ao participante. Tem por requisito a carência de 60 contribuições e a comprovação da doença.

PPV - Pecúlio Proporcional em Vida (PPV) corresponde a antecipação proporcional do benefício principal (pecúlio por morte do participante que seria pago aos beneficiários), ainda em vida. Tempo requisitos mínimos, a idade de 80 anos e 20 anos de contribuição.

BEV - É um novo benefício constituído a partir do resultado do superávit do plano e do bom desempenho da Fundação Viva na gestão dos investimentos. É destinado ao participante fundador que não fez opção pela conversão. O valor do benefício é individualizado e tem por base a relação proporcional entre o montante da reserva especial e a reserva matemática estimada de cada participante.

Questões Frequentes

Como dar entrada no benefício de pecúlio por morte, em caso de falecimento do titular do plano Viva Pecúlio?

O primeiro passo é informar o óbito, enviando a documentação via Fale Conosco, no site da Fundação Viva de Previdência, pela categoria “certidão de óbito” ou via WhatsApp – (61) 99844-3622. Assim que for recebida, o cadastro do participante é acessado para identificar e informar os beneficiários designados e a documentação necessária para dar andamento ao processo.

O que é necessário para comprovar a isenção do imposto de renda?

Comprovação por meio de documento expedido pelo RH do órgão empregador ou Portaria publicada no D.O.U que comprove a ISENÇÃO por ser portador de doença prevista em Lei.

Posso requerer o PPV – 80 anos ou o PPA depois de ter recebido o BEV?

Sim. O participante tem assegurado os mesmos benefícios, porém é importante lembrar que a concessão do PPA ou do PPV, extingue todos os compromissos do plano em relação ao participante e aos beneficiários.

Caso o participante venha a falecer durante o período de recebimento das parcelas de conversão, os beneficiários terão direito às parcelas restantes?

Sim. Caso ainda restem parcelas a serem pagas, os beneficiários designados farão jus ao benefício.

A quem se destina o BEV?

Ao participante ativo no plano VIVAPREV. Ou seja, o peculista que não fez opção pela conversão.

Qual é o valor do BEV?

O valor do benefício é individualizado e tem por base a relação proporcional entre o montante da reserva especial e a reserva matemática estimada de cada participante. O valor de cada participante já foi calculado e o resultado encontrado foi convertido em cota, com atualização mensal, e registrado em uma conta individual especial do participante.

Quais são as formas de recebimento do BEV?

O BEV pode ser recebido em parcelas consecutivas ou eventuais, tendo por limites o valor mínimo da parcela, atualmente de R$250,00 (duzentos e cinquenta reais), e enquanto existir saldo na conta especial do participante. Os valores recebidos serão deduzidos do saldo de cotas do participante.

Na eventual falta do participante, como será pago o BEV?

Na ausência do participante e caso exista saldo na sua conta individual Especial, o valor será pago aos beneficiários indicados para o recebimento do Pecúlio por Morte-PPM, no percentual estabelecido para cada um.

Por que é vantajoso manter a conta BEV sem o saque total?

Porque você pode:

  • Utilizar a conta BEV para realizar novos investimentos com o aporte de contribuições especiais, que são dedutíveis do imposto de renda;
  • Aumentar a reserva da conta individual com os valores de cashback gerados nas compras via Prev.4U;
  • Utilizar da expertise de investimentos da Fundação Viva para agregar melhores rendimentos à sua reserva;
  • Administrar a carga tributária sobre os pagamentos recebidos;
  • Realizar saques eventuais quando precisar e manter o restante do recurso rentabilizando.