Se você anda considerando solicitar um empréstimo para auxiliar sua organização financeira, é importante saber que, apesar do dinheiro extra resolver o seu problema emergente, pode se tornar um problema à frente se você não se planejar bem financeiramente.
Empréstimo dá ânimo ao orçamento, mas, é preciso planejar bem o pagamento
E isso vale para qualquer quantia que você deseja pegar emprestada e, especialmente, se o empréstimo é feito para quitar dívidas que já deveriam estar organizadas em seu orçamento.
Antes de sair em busca da melhor opção de crédito para você, coloque tudo no papel em etapas alinhadas: despesas fixas, variáveis e diárias.
O empréstimo fica na linha de variáveis e se assemelha ao pagamento da sua fatura de cartão de crédito: a conta não pode atrasar ou você terá de lidar com juros.
Planeje-se à frente do empréstimo
Uma vez que o dinheiro entrou e você cumpriu seu objetivo financeiro, chegou a hora de organizar sua rotina financeira até o pagamento do seu empréstimo e, durante esse período, é fundamental que você controle bem suas contas a prazo.
Reduza as parcelas do seu cartão de crédito, evite crediários e financiamentos e alinhe seus objetivos à quitação de seus compromissos anteriores.