O boleto é uma forma eficiente de pagamento e continua a agradar boa parte da população, mesmo com alternativas de pagamento como o Pix e TED.
Infelizmente, existe um problema que persegue essa ferramenta de pagamento há muito tempo.
Os golpes que envolvem o pagamento de cobranças através de boletos falsos atingiram mais de 4,1 milhões de movimentações suspeitas de fraude somente em 2021.
Fique atento(a) para saber como se prevenir dos golpes.
A seguir, veja 5 dicas que o especialista em negócios digitais Guilherme Petersen sugere para identificar boletos falsos e não cair nas armadilhas feitas pelos cibercriminosos.
Certifique-se da confiabilidade das fontes
Segundo o especialista, a melhor forma de se ter certeza da autenticidade de algum documento é recebê-lo através de uma fonte confiável e oficial. O ideal é ter bom conhecimento sobre a empresa emissora do boleto e se certificar sobre a confiabilidade dela.
Verifique a procedência de boletos que chegam por e-mail ou SMS
Ao receber por e-mail ou mensagem uma segunda via de boleto ou algum outro tipo de cobrança que não tenha sido solicitada ou devidamente explicada, sinaliza uma grande chance de o documento ser uma fraude.
Preste atenção no nome dos boleto
Ao receber um boleto registrado em Débito Direto Autorizado (DDA) no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) do pagador e que tenha como beneficiário um nome não familiar, ligue o alerta: este boleto pode ser fraudado.
Atenção na discrepância de valores
Em todo o caso, se o valor solicitado no momento do pagamento for diferente do que está impresso no boleto, não o pague. Neste caso, há algo de errado.
Vale ressaltar que isso não significa, necessariamente, que quem disponibilizou o boleto é um criminoso, mas implica que, no momento da criação do boleto, algum procedimento foi mal executado.
Tente ler o código de barras com o App do seu banco
Por fim, você também pode fazer testes com o aplicativo do seu banco. Em caso de tentar realizar a leitura do boleto através da ferramenta e o sistema falhar várias vezes, fique atento(a): este boleto é um candidato suspeito.
Antes de realizar qualquer pagamento, tente executar o maior número de verificações possíveis, isso vai reduzir as chances de pagar por um produto ou serviço e não obtê-lo. Caso tenha certeza de ter recebido algum documento intencionalmente fraudado, não hesite, entre em contato com a polícia e denuncie o remetente do boleto.