Todos os planos de benefícios administrados pela Viva Previdência superaram as metas de retorno estabelecidas nas políticas de investimentos em 2023. De acordo com o diretor de Administração e Finanças da Viva, Marcello Furlanetto, este foi o ano de melhor resultado já apresentado dos últimos quatro anos. “Os ganhos reais aos participantes chegam a 8% no ano”, destaca.
A estratégia de investimentos para o plano Viva Federativo prezou por uma alocação mais conservadora, diante do cenário macroeconômico que se desenhava para o ano de 2023, com 100% dos recursos alocados no segmento de renda fixa, em títulos públicos federais, reduzindo a volatilidade (risco) dos investimentos do plano.
O retorno apurado durante o ano de 2023, de 13,0%, superou a meta de retorno (índice de referência) do plano para o ano, que foi de 8,2% (IPCA + 3,40% a.a.), tendo um ganho real (acima da inflação) para os participantes de 8,0%. O gráfico abaixo mostra o comparativo de retorno acumulado mensal do plano no ano de 2023, em relação ao índice de referência.
O plano IBAprev contou com estratégia de investimentos que prezou por uma alocação mais conservadora, diante do cenário macroeconômico em que se desenhava para o ano de 2023, com 99% dos recursos alocados no segmento de renda fixa, reduzindo a volatilidade (risco) dos investimentos do plano. A tabela abaixo mostra a distribuição do patrimônio do plano por segmento de investimento ao final do mês de dezembro/2023.