Todos os planos administrados pela Viva Previdência tiveram, em maio, rentabilidade superior à meta de retorno mensal estabelecida nas políticas de investimentos. No acumulado do ano e em comparação ao levantamento realizado pela Consultoria Aditus, o resultado de todos os planos da modalidade CD administrados pela Viva foram bem superiores à rentabilidade média das EFPC que foi de 2,88%.
“Não nos contentamos apenas em superar as metas dos planos, costumamos avaliar nosso desempenho comparativamente aos estudos da consultoria que considera o desempenho de uma média de 134 fundações, com plano CD e mais de R$ 99 bi em ativos”, informa o diretor de Administração e Finanças da Viva, Marcello Furlanetto.
No mês de maio, os planos ANAPARprev e IBAprev rentabilizaram 0,84% contra as metas de retorno de 0,76% e 0,75%, respectivamente. Os planos Viva Futuro e Viva Federativo apresentaram rentabilidade de 0,83% e 0,82% no mês, respectivamente, em relação à meta de retorno de 0,75%. Os planos Viva Pecúlio e Viva Empresarial rentabilizaram 0,82% no mês, contra as metas de retorno de 0,77% e 0,75%, respectivamente.
Ainda em maio, a Aditus apurou uma rentabilidade média das EFPC (CD) de 0,75%. Entre os planos da Viva Previdência, quatro deles – ANAPARprev, IBAprev, Viva Futuro e Viva Federativo, superaram a meta de retorno no mês.
Os planos Viva Federativo, Viva Futuro e IBAprev obtiveram rentabilidade no ano de 2024 de 4,42%, 4,32% e 4,19%, respectivamente, contra a meta de retorno de 3,75%. O plano ANAPARprev rentabilizou no ano 4,32%, contra a meta de retorno de 3,83%. Já os planos Viva Pecúlio e Viva Empresarial rentabilizaram 3,38% e 3,54% no ano, respectivamente, em relação às metas de retorno de 3,84% e 3,75%, respectivamente.
Para o diretor da Viva, a estratégia adotada pela fundação tem se mostrado assertiva, ao longo dos últimos 3 anos, num mundo repleto de incertezas econômicas e geopolíticas. “No ano de 2024, continua a hegemonia da renda fixa, a nossa estratégia tem sido alocar em ativos, em sua maior parte, atrelados à taxa de juros pós-fixada, uma vez que os principais benchmarks dos segmentos de investimentos (IBOV, IHFA, IMA-B e IRF-M) apresentam desempenho abaixo do esperado”, afirma Furlanetto.
A Viva é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar de caráter multipatrocinado e multi-instituído. Hoje, administra seis planos: Viva Pecúlio, Viva Empresarial, Viva Futuro, Viva Federativo, ANAPARprev e IBAprev. Conta com 40 mil participantes em todo o Brasil e administra um patrimônio de R$ 3 bi.