Imagine o cenário: você encontra o imóvel perfeito, paga o aluguel adiantado e na hora de se mudar descobre que ele nunca existiu. Infelizmente, muitos brasileiros têm se tornando vítimas desse tipo de crime.
Os golpistas geralmente roubam fotos de anúncios imobiliários reais, criam anúncios falsos com preços mais baixos e publicam nas plataformas de aluguel.
Para se proteger fique atento a alguns sinais:
Desconfie de preços muito baixos
Se o preço do imóvel estiver abaixo da média de mercado, pode ser um sinal de alerta. Pesquise o valor de imóveis semelhantes na região e compare.
Pressão para pagamento rápido
Os criminosos geralmente tentam pressionar a vítima a realizar o pagamento o mais rápido possível, alegando que há outra pessoa interessada. Nunca faça transferências de forma apressada e sem garantias.
Poucas informações no anúncio
Anúncios falsos costumam ter descrições vagas. Além disso, os golpistas evitam fornecer informações adicionais quando solicitadas. Se você pedir documentos, tome cuidado, pois eles podem ser falsos.
Comunicação apenas on-line
Normalmente eles evitam encontros presenciais, preferindo conversar por mensagens ou por telefone. Caso o “proprietário” se recuse a agendar uma visita ao imóvel ou encontre desculpas para não encontrá-lo pessoalmente, desconfie.
Caso você ou alguém que conheça tenha caído nesse golpe, a primeira ação é registrar um boletim de ocorrência. Isso pode ser feito presencialmente ou de forma on-line.
Fique atento a esses sinais. A precaução é sempre a melhor forma de evitar prejuízos.