Fale conosco

Você deu entrada em algum processo junto a Fundação Viva de Previdência?

Acompanhe o seu processo clicando aqui

Perguntas frequentes

Está disponível a opção de migração da reserva do pecúlio para o benefício de renda. O participante que optar pela migração da reserva de pecúlio terá a possibilidade de antecipar/resgatar até 25% da reserva matemática e o saldo restante será convertido em Aposentadoria Programada, que lhe dará o direito de receber uma renda mensal, por um prazo determinado.

Requisitos para realizar a migração:

– Ser peculista ativo

– Adimplente

– Maior de 55 anos

– 60 meses de vinculação ao plano

– Associar-se a um instituidor

– Não possuir ação judicial em curso contra o plano Vivaprev.

Neste caso, para realizar a opção, é preciso que haja desistência da ação.

Por meio do simulador, o participante pode verificar os valores e prazos possíveis e avaliar se é ou não interessante fazer a opção. O simulador está disponível no site da Fundação Viva de Previdência, por meio do acesso à área do participante.

Importante: Ao optar por utilizar o seu pecúlio em vida, ocorre a cessação dos compromissos do plano em relação ao participante e seus beneficiários.

É necessário que o participante se associe a um dos instituidores que possuem convênio com a Fundação Viva de Previdência. Consulte no item 03.

É possível realizar o cálculo por meio da área do participante, no site da Fundação Viva de Previdência. Caso ainda não tenha a senha de acesso, veja como gerar, clicando em “Como gerar sua senha de acesso”.

Passo a passo para simular o cálculo:

Acessar o site da Fundação Viva de Previdência www.vivaprev.com.br

Realizar o login na área do participante com os dados de CPF e senha;

Acessar o simulador, conforme segue, clicando em “Simulação” e selecionando a opção “Simulador – conversão de patrimônio”

Será aberta a tela a seguir:

No item 8, “percentual de antecipação”, movimentar o cursor para o percentual que deseja para antecipar (resgatar), simulando variações no percentual de antecipação e de prazo de renda;

A reserva que se refere ao valor disponibilizado em caso de conversão é indicada no item 6 – reserva de conversão. Os demais itens são disponibilizados para que o participante tenha acesso ao cálculo realizado;

As especificações para cada item do simulador constarão ao lado do mesmo;

Ao inserir o percentual de antecipação e clicar em simular, será apresentado o resultado, bem como a opção de imprimir a simulação e optar pela conversão:

Ao clicar em imprimir simulação, apresentará o documento com os dados da simulação realizada;

Caso tenha interesse em optar pela conversão, clique nesta opção e o sistema abrirá a tela solicitando que selecione o instituidor. Após selecionar, clique em gerar o requerimento:

É necessário o envio dos termos abaixo, impressos e com reconhecimento de firma:

– Termo de conversão do patrimônio associado ao pecúlio por morte para conta individual do benefício de contribuição definida;

– Requerimento de conversão de patrimônio e opção por saque parcial e único na concessão da aposentadoria;

– Termo de declaração de inexistência de ação judicial e renúncia de direito em que se funde eventual ação existente;

– Simulação da conversão com assinatura;

– Cópia simples RG e CPF;

– Cópia simples de dados bancários;

– Confirmação de filiação junto ao instituidor.

Endereço para envio de documentos:

Fundação Viva de Previdência

SMAS Trecho 03, Conjunto 03, Bloco “E” – Salas 409/416 – Ed. The Union Office – Brasília/DF – CEP.: 71.215-300

No momento, a Fundação Viva de Previdência possui convênios com os instituidores listados abaixo. Seguem os contatos para saber mais sobre o processo de filiação e demais informações.

ANFIP

Site: www.anfip.org.br/associese.php

Fone: (61) 3251-8100 ou 0800 701-6167

A Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), representante dos servidores públicos federais ocupantes do cargo de Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil (AFRFB) da carreira Auditoria da Receita Federal do Brasil, com abrangência Nacional.

ANVIVA

Site: www.anviva.org/fale-conosco

Fone: (61) 4042-3699

A Associação Nacional dos Participantes dos Planos de Previdência da Fundação Viva (Anviva), antiga Associação Nacional dos Peculistas (Anapec), representa os participantes do plano Viva de Previdência e Pecúlio, com abrangência nacional.

SINDPREVS/RN

Site: www.sindprevsrn.org.br

E-mail: contato@sindprevsrn.org.br

Fone: (84) 3211-5777

O Sindicato dos Trabalhadores Federais em Previdência, Saúde e Trabalho do RN representa os servidores ativos, aposentados e pensionistas do INSS, do Ministério da Saúde, Ministério do Trabalho e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no estado do Rio Grande do Norte.

Acesse o link para mais informações: https://vivaprev.com.br/possibilidade-de-realizar-a-conversao-para-o-beneficio-de-renda-mensal/

SINDPREVS/SC

Site: www.sindprevs-sc.org.br/fale-conosco

Fone: (48) 3224-7899

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Serviço Público Federal no Estado de Santa Catarina (Sindprevs/SC) representa os servidores ativos, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no estado de Santa Catarina.

SINPRECE

Site: www.sinprece.org.br

E-mail: diretoria@sinprece.com.br

Fone: (85) 3254-7422 / (85) 3254-2044

O Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho Previdência Social no Estado do Ceará (SINPRECE) representa os servidores ativos, aposentados e pensionistas do INSS, do Ministério da Saúde e Ministério do Trabalho no estado do Ceará.

SINTSPREV/MG

Site: http://www.sintsprevmg.org.br

Fone: 0800-6001611 / (31) 2552-1610

O Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social, Saúde, Previdência, Trabalho e Assistência Social em Minas Gerais (Sintsprev-MG) representa os servidores ativos, aposentados e pensionistas da área de Seguridade Social, Saúde, Previdência, Trabalho e Assistência Social no Estado de Minas Gerais.

Gerência de Seguridade

Endereço: SMAS Trecho 03, Conjunto 03, Bloco “E” – Salas 409/416 – Ed. The Union Office – Brasília/DF – CEP.: 71.215-300.

Acesse a página da Fundação Viva de Previdência: www.vivaprev.com.br

Clique em área do participante:

Na tela abaixo clicar em primeiro acesso:

Digite o CPF, data de nascimento, leia o termo de responsabilidade para concordar e clique em enviar para que a senha seja direcionada ao seu e-mail cadastrado. Caso não possua e-mail cadastrado ou o e-mail esteja desatualizado, preencha o formulário ao lado para solicitar a atualização de dados.

Importante:

Ao receber a nova senha, copie e cole no acesso ao site, para evitar que haja digitação de caracteres de forma diferenciada.

O acesso se dará por meio do site, área do participante, opção login, digitando o CPF e a senha:

Sua senha poderá ser alterada a qualquer momento, conforme orientação no item “alterar senha de acesso”.

Para alterar a senha, é necessário realizar o login com o CPF e a senha inicial recebida em seu e-mail. Copie e cole a senha, para que seja inserida de forma idêntica.

Após o acesso, clique na seta ao lado do usuário e posteriormente em alteração de dados.

Será aberto o campo para digitação da nova senha e alteração.

Caso tenha esquecido a senha de acesso, siga os passos abaixo para gerar uma nova senha: Acessar a página da Fundação Viva de Previdência: www.vivaprev.com.br

Clique na área do participante:

Clique em “esqueci senha”:

Preencha os campos CPF e data de nascimento e clique em enviar. Uma nova senha será enviada ao seu e-mail.

Importante:

Ao receber a nova senha, copie e cole no acesso ao site, para evitar que haja digitação de caracteres de forma diferenciada.

O acesso se dará por meio do site, área do participante, opção login, digitando o CPF e a senha:

O primeiro passo é informar o óbito, enviando a documentação via Fale Conosco, no site da Fundação Viva de Previdência, pela categoria “certidão de óbito” – https://vivaprev.com.br/fale-conosco/, ou via WhatsApp – (61) 99844-3622.

Assim que recepcionada, a Fundação Viva de Previdência irá acessar a documentação física do participante para informar os beneficiários designados e a documentação necessária para dar andamento ao processo.

O participante isento do IR deve ser portador de doença grave específica em lei, conforme listagem a seguir.

Para comprovar, deve providenciar uma declaração do órgão empregador (RH), que será anexado ao processo de pagamento do benefício.

Situações que ocorrem a isenção de Imposto de Renda, conforme previsto pela Receita Federal:

Contato

X