Em dezembro, os aportes nos fundos de previdência privada alcançam números expressivos. De janeiro a novembro, a média mensal de aportes gira em torno de R$ 1 bilhão, enquanto no último mês do ano esse valor pode ultrapassar os R$ 3 bilhões.
A explicação para isso é que o valor investido na previdência privada até o final do ano pode ser descontado da base de cálculo do Imposto de Renda (IR) na declaração entregue no ano seguinte, o que pode diminuir o imposto devido ou aumentar a restituição.
Especialistas recomendam realizar as contribuições voluntárias até o dia 27 de dezembro, última sexta-feira do ano, isso evita contratempos e garante que o valor seja contabilizado para a dedução no IR 2025.
Como fazer o aporte
Ao entrar no site da Viva Previdência (https://vivaprev.com.br/), será necessário acessar a Área do Participante e marcar o PLANO de origem. Após a escolha do plano, inclua seu CPF e a senha de acesso. Após logado na área do participante, basta descer a barra de rolagem até o item CONTRIBUIÇÕES e clicar em CONTRIBUIÇÃO ESPORÁDICA. Agora, você precisa incluir data de vencimento, valor e gerar aporte. Ao realizar o preenchimento, é só clicar em GERAR APORTE. Logo aparecerá o boleto, que poderá ser baixado ou ter a linha digitável copiada.
Caso tenha dúvidas sobre como realizar o aporte, entre em contato por meio do Fale Conosco da Viva, no site, ou via WhatsApp e Central de Atendimento pelo número 0800 720 5600.
Não deixe para a última hora e aproveite todos os benefícios que a previdência privada e a dedução fiscal podem oferecer!