Nesta época do ano, as crianças são seduzidas por propagandas repletas de apelos emocionais, brinquedos coloridos e personagens encantados. Por isso, é fundamental que os adultos desempenhem um papel ativo em ajudá-las a desenvolver uma relação mais responsável com o consumo.
Apresentamos algumas dicas:
Seja coerente
As crianças aprendem muito observando os comportamentos dos adultos. Ser coerente e mostrar atitudes responsáveis em relação ao consumo é uma excelente forma de educar.
Faça combinados
Antes das festas, converse com a criança sobre o que ela realmente gostaria de ganhar. Isso ajuda a reduzir as expectativas exageradas e evita que ela faça listas intermináveis de presentes.
Mais presença e menos presentes
Aproveite as festas para estar mais presente na vida delas. Conte histórias, reúna a família para conversas e crie momentos de convivência que mostrem o verdadeiro sentido do natal.
Doar o que não se usa mais
Incentive as crianças a doarem brinquedos e roupas que não utilizam mais. Assim elas aprendem também sobre a importância da empatia e da solidariedade.
Dizer “não” é importante
Não tenha medo de dizer “não” quando necessário. Isso faz parte do processo educativo e ajuda as crianças a lidarem com frustrações de forma saudável, além de ensiná-las sobre limites.
Por fim, saiba que você pode denunciar publicidade estratégica direcionada às crianças. Essa prática fere a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Boas festas!