Perguntas
Frequentes
1. IBAprev: Como serão realizadas a primeiras contribuições neste primeiro mês após a transferência de gerenciamento do Plano para a Viva Previdência?
A princípio, as contribuições mensais serão geradas por meio de boleto bancário, que será encaminhado para o e-mail do participante, conforme dados do cadastro. Os boletos de contribuições no primeiro mês terão data de vencimento em 15/08.
Caso não identifique o comunicado da Viva na caixa de entrada de seu e-mail, por favor, verifique o lixo eletrônico ou spam. E se realmente não receber o e-mail, é importante entrar em contato conosco, por um de nossos canais de atendimento, para solicitar a emissão do boleto mensal e conferir se as informações cadastrais estão corretas e atualizadas.
2. Como faço para acessar o meu informe de rendimentos, para declaração de Imposto de Renda?
3. Como faço para aderir ao plano família da Fundação?
Para fazer a sua inscrição, acesse a página do Viva Futuro. O sistema é auto explicativo e fácil de navegar. Mas, caso tenha alguma dúvida ou precise de ajuda, basta nos chamar pelo 0800 720 5600.
Clique aqui para acessar a cartilha.
Ficou com dúvidas, ligue para nossa central – 0800 720 5600 ou mande uma mensagem por WhatsApp - 0800 720 5600.
4. O que é o Benefício Especial em Vida?
É um novo benefício para o participante ativo do plano Viva Pecúlio, constituído a partir do resultado do superávit do plano, em razão do bom desempenho da Fundação Viva na gestão dos investimentos. É destinado ao participante que não fez opção pela conversão e que tenha, no mínimo, 55 anos de idade e 60 contribuições para o plano.
Para saber mais detalhes, clique aqui para acessar a página do plano Viva Pecúlio e leia a cartilha informativa.
5. Como dar entrada no benefício de pecúlio por morte, em caso de falecimento do titular do plano Viva Pecúlio?
O primeiro passo é informar o óbito, enviando a documentação via Fale Conosco, no site da Fundação Viva de Previdência, pela categoria “certidão de óbito” ou via WhatsApp – 0800 720 5600.
Assim que recepcionada, a Fundação Viva de Previdência irá acessar a documentação do participante, para informar os beneficiários designados e a documentação necessária para dar andamento ao processo.
6. Como posso comprovar isenção de imposto de renda?
Os participantes portadores de doenças graves são isentos do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF), conforme lei nº 7.713/88.
Para comprovar, deve providenciar uma declaração original do órgão empregador (RH), que será anexado ao processo de pagamento do benefício.
As doenças que permitem isenção de IRPF são:
- a) AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida)
- b) Alienação Mental
- c) Cardiopatia Grave
- d) Cegueira
- e) Contaminação por Radiação
- f) Doença de Paget em estados avançados (Osteíte Deformante)
- g) Doença de Parkinson
- h) Esclerose Múltipla
- i) Espondiloartrose Anquilosante
- j) Fibrose Cística (Mucoviscidose)
- k) Hanseníase
- l) Nefropatia Grave
- m) Hepatopatia Grave
- n) Neoplasia Maligna
- o) Paralisia Irreversível e Incapacitante
- p) Tuberculose Ativa
7. Como é realizado o recálculo da renda mensal?
Anualmente, sempre em julho, os benefícios pagos sob a forma de renda mensal por prazo determinado dos participantes do plano ANAPARprev são recalculados.
O cálculo é realizado com base no saldo remanescente da Conta de Benefício Concedido, na taxa de juros atuarial estabelecida e no prazo de recebimento remanescente em relação ao escolhido pelo Participante.
Fale conosco
Canal de Denúncia
Este é o canal de denúncias da Viva Previdência, criado exclusivamente para que você possa reportar alguma denúncia relacionada a fundação ou aos colaboradores e corpo diretivo.