PLANOS DA VIVA PREVIDÊNCIA SUPERAM METAS DE RETORNO EM 2023
Todos os planos de benefícios administrados pela Viva Previdência superaram as metas de retorno estabelecidas nas políticas de investimentos em 2023. De acordo com o diretor de Administração e Finanças da Viva, Marcello Furlanetto, este foi o ano de melhor resultado já apresentado dos últimos quatro anos. “Os ganhos reais aos participantes chegam a 8% no ano”, destaca.
A estratégia de investimentos para o plano Viva Federativo prezou por uma alocação mais conservadora, diante do cenário macroeconômico que se desenhava para o ano de 2023, com 100% dos recursos alocados no segmento de renda fixa, em títulos públicos federais, reduzindo a volatilidade (risco) dos investimentos do plano.
O retorno apurado durante o ano de 2023, de 13,0%, superou a meta de retorno (índice de referência) do plano para o ano, que foi de 8,2% (IPCA + 3,40% a.a.), tendo um ganho real (acima da inflação) para os participantes de 8,0%. O gráfico abaixo mostra o comparativo de retorno acumulado mensal do plano no ano de 2023, em relação ao índice de referência.
O plano IBAprev contou com estratégia de investimentos que prezou por uma alocação mais conservadora, diante do cenário macroeconômico em que se desenhava para o ano de 2023, com 99% dos recursos alocados no segmento de renda fixa, reduzindo a volatilidade (risco) dos investimentos do plano. A tabela abaixo mostra a distribuição do patrimônio do plano por segmento de investimento ao final do mês de dezembro/2023.
O retorno apurado durante o ano de 2023, de 12,9%, superou a meta de retorno (índice de referência) do Plano para o ano, que foi de 8,4% (IPCA + 3,60% a.a.), tendo um ganho real (acima da inflação) para os participantes de 7,9%. O gráfico a seguir mostra o comparativo de retorno acumulado mensal do plano no ano de 2023, em relação ao índice de referência.
Os recursos do plano Viva Futuro tiveram alocação mais conservadora, diante do cenário macroeconômico em que se desenhava para o ano de 2023, com 99% dos recursos alocados no segmento de renda fixa, reduzindo a volatilidade (risco) dos investimentos do plano. A tabela abaixo mostra a distribuição do patrimônio do plano por segmento de investimento ao final do mês de dezembro/2023.
O retorno apurado durante o ano de 2023, de 12,9%, superou a meta de retorno (índice de referência) do Plano para o ano, que foi de 8,2% (IPCA + 3,40% a.a.), tendo um ganho real (acima da inflação) para os participantes de 7,9%. O gráfico a seguir mostra o comparativo de retorno acumulado mensal do plano no ano de 2023, em relação ao índice de referência.
A estratégia de investimentos do plano Viva Empresarial prezou por uma alocação mais conservadora, diante do cenário macroeconômico em que se desenhava o ano de 2023, com 89,8% dos recursos alocados no segmento de renda fixa, reduzindo a volatilidade (risco) dos investimentos do plano. O gráfico abaixo mostra a distribuição do patrimônio do plano por segmento de investimento ao final do mês de dezembro/2023.
O destaque do plano Viva Empresarial ficou por conta da abertura de operação com participantes (carteira de empréstimo consignado). É a primeira vez que o plano ofertou aos seus participantes a possibilidade de crédito.
O retorno apurado durante o ano de 2023, de 12,4%, superou a meta de retorno (índice de referência) do Plano para o ano, que foi de 8,2% (IPCA + 3,40% a.a.), tendo um ganho real (acima da inflação) para os participantes de 7,4%. O gráfico a seguir mostra o comparativo de retorno acumulado mensal do plano no ano de 2023, em relação ao índice de referência.
Para o plano ANAPARprev Assistidos foi constituído, em setembro, um Fundo de Investimento que possui em sua estratégia de investimento a alocação em títulos públicos federais marcados na curva, tendo assim um perfil de risco mais aderente ao ciclo de vida dos participantes assistidos, com 100% dos recursos alocados no segmento de renda fixa.
O retorno apurado durante o ano de 2023, de 11,9%, superou a meta de retorno (índice de referência) do plano para o ano, que foi de 8,5% (IPCA + 3,70% a.a.), tendo um ganho real (acima da inflação) para os participantes de 6,9%. O gráfico a seguir mostra o comparativo de retorno acumulado mensal do plano, submassa assistido, no ano de 2023, em relação ao índice de referência.
Para o plano ANAPARprev Ativos, a estratégia de investimentos prezou por uma baixa exposição em ativos de risco, reduzindo a volatilidade dos investimentos, diante do cenário macroeconômico em que se desenhava para o ano de 2023, com 91,0% dos recursos alocados no segmento de renda fixa.
O retorno apurado durante o ano de 2023, de 12,3%, superou a meta de retorno (índice de referência) do Plano para o ano, que foi de 8,5% (IPCA + 3,70% a.a.), tendo um ganho real (acima da inflação) para os participantes de 7,4%. O gráfico a seguir mostra o comparativo de retorno acumulado mensal do plano, submassa ativos, no ano de 2023, em relação ao índice de referência.
Os investimentos do plano Viva de Previdência e Pecúlio foram alocados com uma baixa exposição em ativos de risco, reduzindo a volatilidade dos investimentos, diante do cenário macroeconômico em que se desenhava para o ano de 2023, com 92,8% dos recursos alocados no segmento de renda fixa.
O retorno apurado durante o ano de 2023, de 12,0%, superou a meta de retorno (índice de referência) do Plano para o ano, que foi de 8,5% (IPCA + 3,72% a.a.), tendo um ganho real (acima da inflação) para os participantes de 7,1%. O gráfico a seguir mostra o comparativo de retorno acumulado mensal do plano no ano de 2023, em relação ao índice de referência.