Workshop sobre Aposentadoria reúne entidades para refletir como lidar com essa responsabilidade

Apenas 3% da população brasileira consegue se aposentar em entidade fechada de previdência complementar. Fazer esse número crescer é uma oportunidade para instituições de fundo de pensão. Com esse dado, o Diretor Executivo e Responsável pelo Colégio de Coordenadores de Estratégias e Criação de Valor da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), Lucas Nóbrega, abriu o Workshop “Reflexão sobre a Aposentadoria: Como as Entidades estão lidando com essa Responsabilidade?”, promovido pela Comissão Técnica de Estratégias e Criação de Valor Centro-Norte, a qual a Fundação Viva de Previdência participa. O evento aconteceu no dia 30 de outubro, em Brasília.

 

O workshop recebeu mais de 110 representantes de instituições previdenciárias e mostrou como as entidades enfrentam o desafio de construir a conscientização da importância da previdência complementar. A Comissão de Estratégias e Criação de Valor começou neste ano, unindo Comunicação, Relacionamento e Educação Financeira, com foco no participante. Para a Secretária Executiva do Colégio de Coordenadores de Estratégias e Criação de Valor da Abrapp​, Marisa Santoro Bravi​, a reflexão para o tema aposentadoria é muito importante para o setor.

 

“Tudo é muito oportuno, o fato de nossas entidades perceberem a importância da realização de trabalhos nesse sentido, o desafio de cada um de nós que integramos esse sistema e nos tornarmos agentes dessa transformação, porque quando a gente educa, quando a gente toca, a gente capacita as pessoas, para que elas transformem a sua vida com as decisões, nos tornando protagonistas da construção do futuro”, refletiu Marisa.

 

Um dos destaques do evento foi a apresentação do case da OAB Prev – GO: “O que você está fazendo hoje para garantir o seu amanhã?”, que mostrou os programas de relacionamentos que a entidade implantou para se aproximar do participante. A instituição desenvolveu dois projetos voltados para a saúde, o “Medida Certa” – uma competição de redução de peso e medida, por meio de mudanças de hábitos e alimentação mais saudável, e o “Correndo Para o Futuro” – que incentiva os associados a praticar exercícios por meio da corrida. O case foi apresentado pelo coach esportivo da OAB Prev – GO, Fernando Diniz, e pelos participantes Cristiano Pereira da Silva e Fernando Ferreira. O projeto foi tão bem-sucedido que recebeu até o convite oficial do Colégio de Coordenadores de Estratégias e Criação de Valor da Abrapp, para integrar o Mix de Ideias do 1º Encontro Nacional de Estratégias e Criação de Valor, que será realizado em 2019.

 

A programação do workshop contou também com as palestras “Envelhescência: Decifra-Me Ou Devoro-Te”, do psicólogo, mestre em Gestão Social e Trabalho e especialista em Gestão de Pessoas, Ricardo Barros; “Plano de previdência. De quem é essa responsabilidade?”, do gerente de Modelagem e Atuária da BB Previdência, ​Marcos Robério Ferreira; e “Previdência Social – ​Primeiro pilar de proteção; Mitos e verdades”, com o gerente de Relações Institucionais e Negócios da BB Previdência, Ugo Garcia, e o advogado do escritório Santos & Bevilaqua, João Marcelo Carvalho.

 

O Workshop “Reflexão sobre a Aposentadoria: Como as Entidades estão lidando com essa Responsabilidade?” foi encerrado com o anúncio do projeto de 2019 da comissão Centro-Norte, que será uma cartilha online sobre pré-aposentadoria. “A cartilha é uma iniciativa brilhante da comissão, que vai contribuir muito para todas as entidades de previdência, não só para as participantes das Comissões de Estratégias e Criação de Valor, mas sim para todo o sistema. Isso vai contribuir enormemente para a reflexão de como implantar um programa dentro das entidades”, avalia o Lucas Nóbrega.

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe este artigo:

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

X