30/09/2021 Notícias

Ancep anuncia a nova diretoria e conselhos

A Associação Nacional dos Contabilistas de Entidades de Previdência (Ancep) anunciou a nova diretoria da entidade. Roque Muniz de Andrade seguirá com o cargo de presidente da associação.

A nova diretoria é composta por: Diretoria Executiva – com presidente e vice-presidente; oito diretores e os Conselhos Deliberativo e Fiscal. O gerente Administrativo e Financeiro da Viva Previdência, Carlos Alberto de Sousa, faz parte do Conselho Fiscal da Ancep. Este é o terceiro mandato de Carlos, como conselheiro da associação.

Um dos projetos da Ancep que merece destaque é o Manual de Contabilidade Aplicada às Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), lançado no II Fórum UniAbrapp e Ancep, realizado em setembro. O livro traz informações sobre diversas práticas contábeis, no segmento previdenciário.

O principal objetivo do Manual de Contabilidade é ser útil, não apenas aos profissionais diretamente ligados à contabilidade, mas também para conselheiros deliberativos e fiscais, para os times das áreas previdenciais e de investimentos, entre outras. “A contabilidade interage com praticamente todas as áreas, com certeza serão muitos os interessados em conhecer o manual, que assim cumprirá o importante papel de levar o mercado a valorizar ainda mais a missão da contabilidade”, ressalta Carlos.

Para ele, esse projeto é muito importante e já trouxe impactos positivos à Viva, pois as demonstrações contábeis do exercício de 2020 já receberam as alterações baseadas nas melhores práticas contábeis, que constam no Manual de Contabilidade. “As demonstrações costumam ser muito técnicas, privilegiando um público específico. Com essas alterações, as demonstrações contábeis tornam-se mais acessíveis, claras e objetivas, para todos que buscam acompanhar o desempenho dos planos – participantes, patrocinadores, instituidores, gestores e colaboradores”, completa o gerente Administrativo e Financeiro da Viva.

 

VIVA PREVIDÊNCIA

A Viva é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC), sem fins lucrativos, comprometida com o futuro de mais de 53 mil participantes, por todo o Brasil, que administra um patrimônio de mais de R$ 3 bilhões. Multipatrocinada e multi-instituída, reúne uma carteira de planos associativos, empresariais e família. Com baixo custo de administração, a Viva oferece soluções previdenciárias completas e flexíveis, conforme a necessidade do cliente.

Atuando desde 1974 na gestão de planos de previdência complementar, a Viva acumula larga experiência, comprovada pelos excelentes resultados apresentados por toda a sua história. A gestão das políticas de investimentos da

Viva Previdência foi reconhecida em 2020, com o Selo de Autorregulação em Governança de Investimentos.