19/10/2022 Notícias

Viva Previdência promove visitas de colaboradores a empresas inovadoras

Nesta semana, de 18 a 20 de outubro, doze colaboradores da Fundação Viva de Previdência realizam um ciclo de visitas a empresas em São Paulo/SP, com o objetivo de conhecer projetos inovadores em um processo de incubação.

Eles foram destaque no InovaOn, iniciativa interna de estímulo a novas ideias e soluções para o mercado de previdência. Fazem parte desse roteiro o encontro com os profissionais da Mercer, BNP Paribas, Oxigênio Aceleradora, Inovabra, Palas Consultoria, PWC e XP Investimentos.

O InovaOn ocorreu de fevereiro a julho deste ano, período que envolveu desde o lançamento, a apresentação das ideias até o pitch final, quando os concorrentes apresentaram suas ideias para uma bancada formada por diretores, gestores e conselheiros da Fundação. A iniciativa também será apresentada nesta semana, durante o 43º. Congresso Brasileiro de Previdência Privada, realizado pela Abrapp.

Em todo o processo, participaram nove colaboradores, que inscreveram seis insights. Destes, três seguiram no game. “Além disso, complementamos essa agenda com palestras e treinamento para que os participantes tivessem o melhor desempenho na formatação de suas ideias e na construção de suas apresentações”, comenta Nizam Ghazale, diretor de Clientes e Inovação da Viva.

“As competências técnicas que adquirimos em uma jornada como essa, sem dúvidas, irão perdurar por toda a nossa carreira profissional”, testemunha Tatiane Sampaio, que apresentou o projeto vencedor, o Autoatendimento – Cadastro de Processos, juntamente com os colegas Priscila Santiago e José Gustavo Teixeira.

Jornada inovadora

O InovaOn é mais uma etapa da jornada em construção de uma cultura voltada à inovação. Os primeiros passos foram dados no ano passado com a criação do Comitê de Inovação. “Esse grupo nasceu da nossa necessidade de padronizar processos que permitam uma inovação sistemática e contínua na companhia”, conta Ghazale.

Um dos pontos mais marcantes foi alcançado no final do ano passado, quando a Viva recebeu o certificado ISO 56.002. Trata-se de uma norma internacional de sistema de gestão da inovação. No Brasil, apenas seis empresas de outras áreas de atuação possuem a certificação. Estima-se que aproximadamente 200 empresas no mundo tenham sido certificadas com a ISO da inovação.

Baseada em oito princípios – abordagem por processos, realização de valor, direção estratégica, liderança com foco no futuro, adaptabilidade e resiliência, gestão de insights, gestão de incertezas e cultura colaborativa -, o objetivo da norma é desenvolver a cultura de inovação nas empresas, com gestão e engajamento, de forma periódica, sistemática e focada na geração de valor.

Com o mote “Transformação, com inovação”, o projeto ganhou o nome InovaVIVA e cumpriu o objetivo de envolver todo o time da fundação, por meio de campanhas de endomarketing, com informativos sobre a norma, evento, quiz e gamificação.

Todas as etapas foram avaliadas por auditoria, que encaminhou a carta de recomendação da Viva, para a tramitação internacional, que gera a certificação ISO 56.002.

Além da certificação ISO 56.002, a Viva conta também com o Selo de Autorregulação em Governança de Investimentos, chancela que reconhece a qualidade da gestão de ativos dos planos administrados pela fundação. Somente 17 entidades são certificadas pelo programa de Autorregulação, liderado pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Sindapp) e Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS). Em 2021, a entidade recebeu também o Selo de Engajamento da Abrapp.